?

Log in

 
 
01 January 2013 @ 09:25 pm
#DL 2012: Balanço!  
Com o último dia de 2012, encerrei oficialmente o Desafio Literário de 2012.


Foi um desafio, realmente, mas foi gostoso perceber que consegui cumprir o tema de cada mês e cada livro provou ser um acréscimo valioso à minha bagagem cultural.

Janeiro começou gostoso, com sabor de romance e fantasia, com o tema "Literatura Gastronômica" em que me deliciei com o realismo fantástico de "Como água para chocolate" (Laura Esquivel). Fevereiro trazia como tema leituras cujo título tivesse nome próprio. A princípio optei por "Emma" (Jane Austen), mas empaquei na leitura e era difícil andar com o meu volume enorme, com a obra completa da autora, para ler por aí. Então troquei por "Hamlet" (William Shakespeare), o que se provou ainda mais proveitoso. Março foi um dos meses em que me excedi e li DOIS livros para o desafio, cujo tema era "Serial Killer": "Os homens que não amavam as mulheres" (Stieg Larssen) e "O Silêncio dos Inocentes" (Thomas Harris) - a fascinação pelo tema acabou contribuindo para o entusiasmo.

Abril trouxe um dos verdadeiros desafios. O seu tema era "Autores Orientais" e por falta de opção e conhecimento, escolhi "O Paciente Inglês" (Michael Ondaatje), pois não encontrei e-book e não encontrei em lojas físicas "Não me abandones jamais" (Kazuo Ishiguro), que tanto quero ler. Tive alguns problemas com a leitura feita mais por causa do estilo narrativo do autor, e só no final eu consegui me interessar verdadeiramente pelos personagens. Em compensação, em maio consegui ler um livro que me interessava há anos: "Agosto" (Rubem Fonseca), no qual o tema "Fatos Históricos", que é algo que sempre me interessa. O primeiro semestre de 2012 foi encerrada com a leitura de "A Máquina do Tempo" (H. G. Wells), que tinha como tema "Viagem no Tempo". Whovian que sou, adoro isso!

Julho foi regado a cravo e canela, com a leitura mais que aproveitada de "Gabriela, Cravo e Canela" (Jorge Amado) em que venci um preconceito literário e me apaixonei pela prosa poética do autor baiano. Agosto também foi um mês em que venci um certo preconceito e li uma obra que me causa curiosidade e estranheza ao mesmo tempo: "O Iluminado" (Stephen King) me prendeu do começo ao fim e acabei me interessando muito em ler mais coisas do autor. E Setembro foi o mês mais fácil, pois estava na minha zona de conforto com o tema "Mitologia Universal", em que a dificuldade foi justamente me decidir entre as várias opções que tive. A leitura escolhida era "O incêndio de Troia" (Marion Zimmer Bradley), mas como não estava com muita paciência para e-book e não pude comprar o volume, optei por "O Herói Perdido" (Rick Riordan), também aproveitei e li a sua continuação: "O Filho de Netuno", mas não tive tempo de resenhar.

O último trimestre começou com o tema "Graphic Novel", mas por ser em e-book, optei pela leitura de "Sinal e Ruído" (Neil Gaiman). Também li "A  Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch" do mesmo autor, mas por falta de tempo só resenhei o primeiro. Novembro me trouxe mais uma agradável surpresa ao conhecer uma literatura (e um autor) que me eram desconhecidos e que escolhi totalmente no escuro. A leitura escolhida para o tema ""Escritor Africano" foi "Terra Sonâmbula" (Mia Couto). Mas por ser em e-book e eu estar um pouco enrolada com o trabalho, optei por uma leitura mais curta do mesmo autor: "A Chuva Pasmada" que, assim como "Como água para chocolate" no mês de janeiro, me ganhou pela vivacidade do realismo fantástico, que tanto me conquistou ao ler Garcia Marques pela primeira vez. E encerrei, aos 45 do 2º tempo a leitura do mês de Dezembro, cujo tema era "Poesia", com "Morte e Vida Severina" (João Cabral de Melo Neto), que me foi um grande desafio devido a minha dificuldade com o linguajar poético, mas que foi proveitosa com todo o louvor.

E é isso.

Foi um prazer e uma alegria enorme ter concluído este desafio, que me trouxe tantas experiências literárias interessantes. Alguns livros e autores já entraram para o meu rol de favoritos e com certeza estou participando do desafio de 2013.

Agora uma novidade: estou me mudando. Fiquei muitos anos aqui no Livejournal, mas ultimamente o espaço já não me tem sido tão prático quanto antes e tenha uma ideia ou outra pra movimentar o blog. Por isso, a partir de agora, vocês poderão me encontrar no endereço: http://soliloquioadois.blogspot.com.br/ . Por enquanto não tenho nada postado, mas em breve terei umas resenhas, principalmente as do DL 2013.

Até mais e obrigada pelos peixes!
Tags: